EUROPEAN RESUSCITATION COUNCIL
Texto descritivo desta área

Desde 1989 que o European Resuscitation Council (ERC) fornece Guidelines acerca da reanimação e também da formação em toda a Europa. É composto por 33 Conselhos Nacionais de Ressuscitação e as suas principais actividades são:

Ciência

O ERC é um membro do International Liaison Committee On Resuscitation (ILCOR), onde especialistas ERC contribuem activamente para o Consensus On Science and Treatment Recommendations (COSTR). Também apoia e inicia estudos científicos relacionados com a ressuscitação. Publica ainda o Resuscitation, revista cientifica oficial do ERC.

Guidelines

Com base na COSTR, o ERC publica as Guidelines Europeias de Ressuscitação, padrão para a prática de reanimação e formação dentro e fora da Europa.

Formação

Uma rede de Conselhos Nacionais de Ressuscitação, Organizadores de Cursos, directores e instrutores do curso com o objectivo de providenciar formação a socorristas, leigos e profissionais de saúde. O ERC define quais os padrões para que a formação seja de qualidade e certifica os operacionais que concluem um curso ERC com êxito.

Congressos

Onde se discute o “estado da arte” em ressuscitação associada à formação prática: conhecer os peritos internacionais nos congressos anuais do ERC.

Sensibilização pública

Temos como lema que qualquer pessoa pode ressuscitar. Nesse sentido o ERC o dia europeu de Ressuscitação, o Restart a Heart Day (16 de Outubro) encorajando todos os profissionais de saúde e público em geral para a formação em ressuscitação e responder em caso de emergência se para tal for solicitado.

Representação nacional

Uma rede de 33 Conselhos Nacionais de Ressuscitação (CN) que representam o ERC a nível nacional. Cada NRC supervisiona, fornece as Guidelines, formação e controlo de qualidade nos seus respectivos países.

A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO ERC

Existem várias razões que nos levam a optar por formação certificada pelo European Resuscitation Council, pelo que citaremos apenas algumas:

– Qualidade da formação

– Credibilidade

– Reconhecimento internacional

– Possibilidade de evolução no universo ERC

 

 

O fluxograma apresenta o percurso de aprendizagem que está disponível no universo ERC. Se após a frequência e aprovação num curso reconhecido pelo ERC/CPR, o candidato for identificado como Potencial Instrutor fica habilitado a realizar o Curso de Instrutores e, assim, prosseguir o seu percurso qualificativo e formativo.