O CPR
A nossa missão e valores

O CPR é uma associação sem fins lucrativos, com carácter científico, que tem como missão promover iniciativas que divulguem as boas práticas em reanimação.

Foi constituído em 1997 e está, desde então, filiado no European Resuscitation Council (ERC).

Como representante em Portugal do European Resuscitation Council (ERC), assume nessa qualidade a responsabilidade da certificação de formação em reanimação de acordo com standards técnico-pedagógicos definidos a nível europeu. A definição desses standards é uma tarefa para a qual contribui na medida em que se encontra representado no conselho executivo e nos diferentes grupos de trabalho do ERC que regularmente produzem recomendações. Em Portugal assume por isso a tarefa de centralização do processo de certificação das entidades (escolas) que beneficiam por isso de uma uniformização, actualização e controlo de qualidade resultante de um processo vertical de ligação ao CPR e ao ERC e transversal de ligação entre as várias escolas. Nesta sequência, um curso realizado em Portugal dá lugar a um certificado europeu que garante o reconhecimento das competências a nível internacional.

Ao longo dos seus anos de actividade tem desenvolvido um trabalho conjunto com organismos oficiais, a nível nacional e internacional, constituindo-se como um elemento activo na participação para a elaboração das melhores práticas em Reanimação, tendo também a responsabilidade na promoção e acompanhamento das mesmas.

Sem esquecer os vários projectos implementados no dever de sensibilização cívica continuamos comprometidos no  desenvolvimento dos projectos iniciados mas também na projecção de novas iniciativas.

MISSÃO CPR

Promover iniciativas que divulguem as boas práticas em reanimação;

Normalizar modelos de formação;

Divulgar as recomendações ERC;

Produzir e disponibilizar materiais e modelos pedagógicos para a formação em reanimação;

Desenvolver a consciência social e cívica que permita consolidar a cadeia de sobrevivência.